Vendas de comidas típicas aquecem negócios no inverno
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Docentes do Senac Taubaté compartilham dicas para quem deseja empreender;
Sabemos que o inverno está diretamente associado à gastronomia. Basta o tempo esfriar para começarmos a pensar em comidas típicas da estação, como caldos, risotos, bolos, fondues, entre outros. No Vale do Paraíba, a variedade de sabores pode ser uma excelente oportunidade de renda para quem deseja empreender no segmento da alimentação.
“Nossa região possui comidas típicas que aquecem não somente o estômago, mas também o coração, como o pinhão, o bolinho caipira, os caldinhos, as paçocas e outras opções saborosas. Independente da escolha, quando se pretende investir na venda de produtos alimentícios, é necessário estar atento a uma série de fatores, como a logística dentro e fora da cozinha para garantir que o alimento atenda às boas práticas de manipulação, segurança alimentar e qualidade”, afirma Marilia Vechies, docente da área de gastronomia e alimentação do Senac Taubaté.
A especialista destaca que investir em cursos de capacitação é a melhor maneira de aprender a trabalhar os alimentos de forma correta em todas as etapas, da compra da matéria-prima à entrega ao cliente. “Sanitização do ambiente, desinfecção de utensílios e equipamentos, higiene na manipulação, produção e embalagem são aspectos de extrema importância em um negócio de alimentação e, especialmente neste momento de pandemia, é importante buscar informações confiáveis”, ressalta.
Além dos cuidados relacionados ao alimento, ao investir na gastronomia como uma fonte de renda extra, também é essencial obter conhecimentos sobre empreendedorismo. “Planejamento é a palavra-chave. Ou seja, você precisa conciliar essa atividade extra com outras do dia a dia lembrando-se de que se vai prometer um produto, precisará estar disposto e pronto a entregar”, explica Carlos Eduardo Silva, docente da área de gestão e negócios do Senac Taubaté.
Construir um plano de negócios, mesmo que simples, é imprescindível. “Como estamos distantes fisicamente, é necessário encontrar formas de informar ao seu consumidor que o seu produto está disponível na praça, por meio de canais de comunicação digitais ou mídias tradicionais, como folhetos”, diz o especialista.
Escolha seu investimento e produto. Faça cursos on-line, estude, aprimore técnicas e receitas. “Há muita oferta no mercado e para ser lembrado é preciso se diferenciar. No marketing, chamamos isso de ‘posicionamento’, ou seja, ocupar um espaço na mente e na lembrança do consumidor”, finaliza Carlos Eduardo.