Criatividade é fundamental para os negócios atualmente
Compartilhe
Neste momento de pandemia, o comportamento do consumidor está se modificando de forma rápida, transformando-se em um consumo muito mais exigente por qualidade e por segurança de higienização de forma rígida, em produtos ou serviços os quais irão consumir. Essas demandas levam as empresas a buscarem por soluções muito mais inovadoras e criativas, para que possam timbrar os resultados da pandemia no cenário atual.
Os desafios das empresas estão em proporcionar um ambiente seguro e, principalmente, levar comodidade ao consumidor de forma única. Para isso, é necessário o uso da criatividade como uma habilidade de sobrevivência em um mercado acirrado pela concorrência e com fatores do macro ambiente que interferem no negócio de forma direta ou indireta.
Criatividade é um processo de geração de ideias que permite oferecer algo relevante e diferente ao consumidor. Quando falamos de um empreendimento criativo, ele precisa ser diferente, único e autêntico no segmento em que a empresa atua. Conforme Alencar, 1996: “A importância da criatividade é de tal magnitude que ela tem sido apontada como uma habilidade de sobrevivência. Estar preparado para solucionar problemas e solucioná-los de forma criativa é, sem dúvida, algo indispensável neste cenário, onde inovar é uma palavra de ordem”.
O processo criativo exige que a empresa se reinvente e busque por novas soluções. Para isso, é necessário fugir da rotina e da zona de conforto. A criatividade é importante para obter um repertório, podendo resultar de informações e de um olhar mais curioso por produtos ou serviços já existentes no mercado. Isso leva a questionamentos que irão oferecer subsídios para geração de ideias e aprendizados para o negócio.
Determinados fatores irão contribuir para que o empresário tenha ideias criativas e aplique as mesmas em seu negócio. Entre eles:
– O meu negócio tem um canal on-line disponível para o cliente?;
– Estou mantendo conexão com o meu público nesse período de isolamento?;
– O meu negócio tem a possibilidade de funcionar em esquema delivery?;
– Tenho feito combinações precisas, mesmo de universos diferentes, para criar estratégias mais assertivas e inteligentes?;
– Já pensei em fazer a engenharia reversa dos meus processos?.
Esses questionamentos irão despertar curiosidades para um processo de aprendizagem e de adaptação do seu negócio diante do cenário atual. Não podemos esquecer que o consumidor sempre busca por empresas que têm a capacidade de criar experiências positivas e marcantes. Sejamos sensíveis e olhemos de forma peculiar para cada cliente.
Luana da Silva é docente da área de gestão e negócios do Senac Taubaté